Chaves de API no Chatmode são usadas para armazenar de forma segura as credenciais de provedores externos de Inteligência Artificial (IA), como OpenAI ou Anthropic. Essas chaves permitem que seus Agentes configurados e outros recursos dentro do Chatmode acessem os modelos de IA necessários (como GPT-4 ou Claude) para funcionar.

Entendendo Chaves de API

Quando você configura um Agente no Chatmode, você seleciona um modelo de IA (por exemplo, gpt-4-turbo). Para usar este modelo, o Chatmode precisa da chave de API correspondente do provedor (por exemplo, OpenAI). Você adiciona essas chaves de provedores externos ao Chatmode, e elas são armazenadas de forma segura.

O Chatmode usa essas chaves armazenadas internamente para fazer requisições ao respectivo provedor de IA em seu nome sempre que uma interação requer o modelo de IA.

Pontos chave:

  • Chaves de API no Chatmode representam suas chaves de provedores externos (OpenAI, Anthropic, etc.).
  • Elas não são chaves usadas para acessar o próprio Chatmode através de uma API externa.
  • O Chatmode criptografa essas chaves em repouso por segurança.

Obtendo Chaves dos Provedores

Antes de adicionar uma chave ao Chatmode, você precisa obtê-la do respectivo provedor de IA. Aqui está um guia geral para provedores comuns:

OpenAI

  1. Conta: Você precisa de uma conta OpenAI com faturamento configurado. Acesse platform.openai.com.
  2. Seção de Chaves de API: Navegue até a seção de Chaves de API nas configurações da sua conta (geralmente encontrada sob seu perfil ou configurações da organização).
  3. Criar Nova Chave: Clique em “Create new secret key” (Criar nova chave secreta). Dê um nome descritivo (ex: “Chave Projeto Chatmode”).
  4. Copiar Chave: Copie imediatamente a chave gerada. Ela será mostrada apenas uma vez. Guarde-a com segurança.
  5. Permissões: Garanta que a chave tenha as permissões necessárias para usar os modelos que você pretende usar no Chatmode (ex: GPT-4, GPT-3.5-turbo).
  6. Custo: O uso é cobrado pela OpenAI com base no consumo de tokens para os modelos usados. Defina limites de uso em sua conta OpenAI para gerenciar custos.

Anthropic (Claude)

  1. Conta: Você precisa de uma conta Anthropic com acesso à API deles. Acesse o Anthropic Console.
  2. Seção de Chaves de API: Encontre a área de gerenciamento de Chaves de API nas configurações da sua conta.
  3. Criar Nova Chave: Gere uma nova chave de API, dando a ela um nome relevante.
  4. Copiar Chave: Copie a chave gerada imediatamente, pois ela pode ser mostrada apenas uma vez.
  5. Custo: O uso é cobrado pela Anthropic com base no modelo Claude específico usado e na contagem de tokens. Monitore o uso no Console Anthropic.

Sempre consulte a documentação oficial da OpenAI e Anthropic para as instruções mais atualizadas sobre como obter chaves de API e entender seus modelos de faturamento. Mantenha suas chaves confidenciais.

Adicionando Chaves de API ao Chatmode

Para adicionar uma nova chave de API de um provedor externo:

  1. Navegue até a seção Configurações -> Chaves de API na barra lateral do Chatmode.
  2. Clique no botão Adicionar Chave de API.
  3. Selecione o Provedor (por exemplo, OPENAI ou ANTHROPIC) na lista suspensa.
  4. Cole a chave de API que você obteve e copiou do provedor no campo Chave de API.
  5. Clique em Salvar.

Gerenciando Chaves de API

A página Chaves de API lista todas as chaves de provedores que você adicionou:

Lista de Chaves de API

Cada entrada de chave exibe:

  • Provedor: O provedor de IA (por exemplo, OPENAI, ANTHROPIC).
  • Chave: Uma versão ofuscada da chave (por exemplo, sk-**...*123). A chave completa nunca é mostrada após salvar.
  • Status: Se a chave está Ativa ou Inativa. Chaves inativas não podem ser usadas por agentes.
  • Data de Criação: Quando a chave foi adicionada ao Chatmode.

Ativando/Desativando Chaves

Você pode alternar o status de uma chave entre Ativa e Inativa. Desativar uma chave é útil se você suspeitar que ela possa estar comprometida ou se quiser desativar temporariamente seu uso sem excluí-la. Agentes que usam uma chave inativa não funcionarão corretamente.

Excluindo Chaves

Você pode excluir uma chave de API armazenada se ela não for mais necessária ou se tiver sido revogada pelo provedor original.

Chaves de API atualmente vinculadas a Agentes ativos não podem ser excluídas diretamente. Você deve primeiro atualizar os agentes para usar uma chave de API diferente ou excluir os agentes.

Segurança da Chave de API

  • Origem Segura: Obtenha suas chaves apenas dos sites oficiais dos provedores.
  • Armazenamento: O Chatmode criptografa suas chaves ao armazená-las no banco de dados.
  • Controle de Ativação: Use o status Ativa/Inativa no Chatmode para controlar quais chaves são utilizáveis.
  • Rotação: Se você rotacionar suas chaves com o provedor (obter uma nova chave e excluir a antiga no site do provedor), lembre-se de adicionar a nova chave ao Chatmode e excluir a antiga. Atualize quaisquer agentes que usam a chave antiga.

Solução de Problemas

  • Erros do Agente: Se um agente parar de funcionar, verifique se a Chave de API que ele usa ainda está Ativa no Chatmode e é válida com o provedor externo.
  • Chave Inválida: Certifique-se de que a chave colada no Chatmode corresponde à fornecida pela OpenAI, Anthropic, etc., e corresponde ao tipo de provedor selecionado.

Próximos Passos

  • Certifique-se de ter adicionado as Chaves de API necessárias para os modelos que pretende usar.
  • Configure seus Agentes para usar a Chave de API armazenada apropriada.